Curiosidades

O Noivo não pode ver a noiva vestida antes da cerimônia: É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento, especialmente dos muçulmanos, ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala).

Somente depois da celebração do casamento pelos homens é que a noiva se encontra com o futuro marido.

A tradição também prega que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva, para não quebrar o encanto do matrimônio. (Pode tocar apenas em objetos de vidro ou ouro).

A Noiva do lado esquerdo do noivo: Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona do lado esquerdo do noivo.

É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse “roubar” a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada, usando o braço direito para o combate.

Outros dizem que, quando a noiva fica no lado esquerdo, afasta o risco da infidelidade.

Bem Casados: Os bem-casados denotam uma doce união.

Bolo: O bolo sempre desempenhou um papel muito importante nas festas de casamento.

Antigos romanos partiam um bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade ou abundância.

Muitas outras culturas jogavam trigo, farinha ou bolo na cabeça da noiva e depois comiam os restos para terem sorte.

Os primeiros britânicos assavam cestos feitos com biscoitos, que os convidados levavam para casa, ao final da cerimônia e os noivos tentavam se beijar sobre estes pedaços.

O costume do “bolo da noiva” veio da França. Dizem que um francês assistiu a um casamento inglês no qual o noivo e a noiva se beijavam por cima de uma mesa cheia de doces. Voltando ao seu país, achou mais interessante fazer, em vez de montes de doces, um só bolo modelado e confeitado.